a importância da politização escolar

20 05 2011

É papel da escola propor debates críticos entre seus alunos acerca de questões fundamentais para o desenvolvimento de sujeitos ética e politicamente competentes. Para tal, estão nos programas escolares disciplinas como História, Sociologia, Filosofia, Relações Humanas, etc. Contudo, a forma como estes assuntos chegam aos alunos mostra-se frágil e inadequada, resultando em sujeitos apolíticos e sem engajamento social.

Assistindo a uma aula de História, por exemplo, percebe-se que as únicas reflexões propostas se restringem ao âmbito da história política em si, os períodos políticos da História do Brasil e seus respectivos governantes, enquanto a consciência política primordial para o desenvolvimento social, é deixada de lado e muitas vezes negligenciada. Tais situações acontecem porque a escola, ao tentar fugir da indução partidária, esquece do essencial: a reflexão política.

A maioria dos alunos deixa o ensino básico sem entender realmente as questões como socialismo e capitalismo, conservadorismo, república e cidadania, visões de esquerda e direita, dentre muitas outras questões essenciais que deveriam dominar como consequência de discussões a serem propostas pela escola e que constituem a sua identidade social. Por exemplo, é importante que o aluno saiba quanto tempo durou a ditadura militar, quais foram os principais nomes envolvidos, porém muito mais imprescindível do que conhecer a história é ele entender quais motivos levaram o país a adotar tal regime, quais as implicações éticas, morais e políticas que ele causou e quais consequências refletiu na política atual do país.

Enquanto não se pensar a política como instrumento de formação do cidadão, mas apenas como partido político, continuará prevalecendo o desenvolvimento de cidadãos apolíticos, despreparados e desinteressados sobre o principal tema de construção da cidadania. Politizar não é partidarizar, mas a escola permanece ignorando o assunto.

texto de Geisson Homrich

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: